quinta-feira, junho 28, 2007

As Moradas Inúteis

Amanhã, 29, pelas 21h30, no CAPa (Centro de Artes Performativas do Algarve), em Faro, o meu amigo e poeta José Carlos Barros apresentará o livro - Las Moradas Inútiles, numa edição bilingue (português e castelhano), a integrar a colecção de poesia Palabra Ibérica.
Lá estarei para o abraçar e solicitar o seu autógrafo no exemplar que entretanto encomendei na Livraria Livrododia e que me permite transcrever o poema que escolhi trazer-vos.

  • Os Lugares Ausentes

    As folhas apodrecem no fundo do tanque.
    Recordas o tempo em que os canais
    traziam a água em declive
    e um estreito fio de luz acompanhava
    pelo fim da tarde o voo das aves
    a caminho dos açudes. Terás na memória
    os torrões da aluvião a desenhar o labirinto do vale,
    os muros de musgo a definir o cadastro
    e o perímetro dos campos alagados à vez,
    a vara de negrilho espetada na terra pelas mãos
    das crianças, o eco de uma voz a atravessar
    os telhados e a vibrar ainda no arame das vinhas.
    Mas agora é como se nem regressasses
    e só os ramos inclinados das tílias
    deixassem as suas folhas em forma de coração
    a apodrecer no fundo do tanque sem água.

José Carlos Barros
Las Moradas Inútiles
Ayuntamiento de Punta Umbría

quinta-feira, junho 21, 2007

Pelos Santos Populares

A aproximar-se o São João, decidi revelar-vos onde o meu heterónimo passou o Santo António.
Trata-se desse indivíduo que, de blue jeans, camisa branca e ténis brancos, cabelo escuro e curto, dá azo a uma demonstração muito expressiva dos seus dotes de dançarino, num domínio perfeito do corpo e dos músculos, numa alegria extremamente comunicativa, para quem todos olham e a quem apetece abraçar (não fora o cheiro entranhado a sardinha assada e o hálito pronunciado a vinho tinto, bem carrascão).
Pois é! Uma noite inolvidável na Second Life (SL), sobre uma praia bem agradável, propriedade de duas gémeas portuguesas e duas grandes amigas, Winter e Summer, em Tuscany Prospero ou brevemente, em Portucalis.
Visitem Twins Beach Resort, quando entrarem na Second Life.
(Aos dois links acima só terão acesso se estiverem registados na SL)

E vejam o vídeo, a que me escuso de citar os autores já que constam na sua ficha técnica.
Ana Lutetia, também portuguesa e minha estimada amiga, tem um blog - Ana Lutetia - e partilha com outra amiga, Cat Magellan, um outro blog, que vos convido a visitar - Get a (second) life!

segunda-feira, junho 18, 2007

Teatro e Dança (II)

(Continuação do post anterior)

Também sobre a Companhia de Dança de Olga Roriz já aqui me tinha referido em post de 28 de Outubro de 2005, sobre Pedro e Inês (clique).

Daqui em diante..., o trabalho que Olga Roriz agora trouxe ao Algarve e ao Auditório Municipal de Lagoa, debruçava-se, como antes já havia informado, em posts antecedentes, sobre as relações humanas, nomeadamente as relações amorosas.
A forma de expressão sobre esta temática era agora a da dança, mas não numa estética pré-contemporânea, onde os conceitos de beleza e equilíbrio se confundem com os do romantismo e os seus antecedentes do mundo greco-romano, antes numa decomposição do gesto, numa tentativa de voltar atrás, num entender das motivações que estão no seu embrião, na desconstrução de tudo o que o precede, num despir das roupagens que o mascaram.
E é tão belo e profundamente arrebatador o perseguir desse desfasamento: o entender das pulsões, do ponto, do local preciso onde o gesto arranca, precipitado, dinâmico, urgente e adquire o resultado que lhe resta depois da actuação da inércia e da gravidade.

Sempre presente, como uma batida que apela ao despertar das consciências, creio ter identificado três simbologias dominantes: a da terra, leia-se ambiente, traduzida por porções abundantes de terra, em sacos, depositada aqui e acolá, onde os corpos assentam os pés, se envolvem, se roçam, se cobrem por todo o corpo, nos cabelos, nos braços, nas pernas, no tronco e que espalham profusamente até que o chão se cubra dessa terra, num apelo gritante, a lembrar que sem ela não somos nada; a água que se derrama e que se mistura com a terra, feita lama primordial, e que prefigura a escassez desse recurso vital; o aquecimento global, nos anúncios de temperaturas que sobem para além dos 50ºC. e que se ouvem na respiração ofegante dos excelentes bailarinos em palco, no paroxismo de um estertor que lembra o do amor ou o da morte.

Obrigado, Olga Roriz!

quinta-feira, junho 14, 2007

Teatro e Dança

Já por duas vezes aqui abordei trabalhos do Teatro da Garagem: em 11 de Julho de 2005, sobre a peça A vida continua (clique) e em 10 de Abril de 2006 num post que intitulei Um Teatro próximo de si (clique).

Em Comédia em 3 Actos, a que assisti na passada sexta-feira e que mereceu outra representação no sábado seguinte, o 1º acto teve lugar na caixa negra da sala principal, no rés-do-chão do CAPa.
Miguel Mendes assumiu, com a mestria a que já me habituou, o papel de um homem, Tavares Pereira, cheio de tiques e preocupações higiénicas levadas ao extremo, num cenário de banco de jardim sobre relva, onde, em breves apontamentos de limpeza e desinfestação do banco onde pretende sentar-se, para espiar os casais de namorados, escondido por detrás de um jornal que finge ler, acaba por traçar o perfil psicológico da personagem, num recorte de comicidade. A outra personagem é Boazinha, a garota por quem Tavares Pereira se apaixona. Uma terceira personagem, a Tia Alberta, introduz o elemento gerador do cómico pelo absurdo da aproximação amorosa de Tavares Pereira a uma Boazinha que nunca sentiria a mínima atracção por tal sujeito. A Tia Alberta é assim o sonho de Tavares Pereira, numa mente perturbada de solteirão voyeur e tremendamente só. O riso também se gera com base na crueldade do nosso olhar perante a figura patética do solteirão face a uma Boazinha muito escultural e inocentemente fútil.

O 2º acto, num dos pisos superiores do edifício, com algumas cadeiras, tapetes e almofadas para os espectadores, numa sala ampla, retoma o tema das relações amorosas de um par: Madalena Furacão e o Materialista da Treta.
A peça irrompe com uma entrada precipitada de Madalena através de um enorme círculo de esferovite, como os círculos de projecção de luz nos espectáculos de cabaret. Num salto acrobático, Madalena estilhaça o círculo de esferovite, lançada no ar, e entra em cena aterrando em palco, de pé, exclamando fortemente, numa surpresa que toma conta da sala: "EU SOU DOIDA!".
Está dado o mote às relações conturbadas de Madalena e do Materialista. Uma terceira personagem, o fotógrafo, simboliza esse sonho de ser grande no mundo do show business, numa procura de figurar no meio do jet set como o topo dos objectivos de vida: o dinheiro, a fama, o prazer, num furacão desmedido, em relações sem significado, que se consomem na volúpia desmesurada do dia-a-dia. A comédia reside no absurdo e no sem-sentido das relações, num envolvimento de tragédia, que me deixou inquieto e perturbado. Foi o acto de que mais gostei e é, creio eu, o que me ficará registado na memória do espectáculo, protagonizado por dois excelentes actores, de uma sobriedade inexcedível no meio de um cataclismo sucessivo de situações dramáticas.
Comédia?!
Sim, no que ela tem de trágico.

O 3º acto, de novo no rés-do-chão, traz-nos a nostalgia de um par de saltimbancos: ele, o homem em avançada idade, e ela, a jovem aprendiz.
Foi o acto de que menos gostei, por uma razão que tem a ver com a minha visão pessoal do acto dramático e da sua representação. As duas personagens vivem substancialmente das capacidades histriónicas e do perfil físico dos seus dois intérpretes, como virtuosos do espectáculo, que é uma circunstância de que não gosto. Não aprecio o artista virtuoso e fixo-me de tal modo nesse modelo de representação, que acabo por perder a visão geral do texto e do espectáculo. Mas isto é assunto pessoal e não uma crítica.

(Continua num próximo post o que se refere à dança)

segunda-feira, junho 11, 2007

Raro fim-de-semana cultural

Apenas cerca de meio milhar de pessoas, em todo o Algarve, se disponibilizou para assistir, neste fim-de-semana que agora terminou, a dois raros momentos de elevado valor cultural.
Ambos servidos por uma estética contemporânea, algo vanguardista até, coincidiam em temas de reflexão sobre as relações pessoais no mundo de hoje, nomeadamente as relações amorosas.
Falo de Comédia em 3 Actos, com a assinatura do Teatro da Garagem, sedeado em Lisboa, que escolheu o CAPa (Centro de Artes Performativas do Algarve), em Faro, para esta sua estreia nacional, e de Daqui em diante..., da Companhia de Dança de Olga Roriz, no Auditório Municipal de Lagoa.

Isto sucede numa região cuja oferta começa a ganhar consistência, embora revele, na maior parte das vezes, certa apetência por espectáculos de alguma garantia institucional, quero significar que dirigidos ao gosto de uma maioria consumidora de cultura, reflectindo, de certo modo, as opções estéticas do poder instituído, mais arrojadas nas concepções que têm a ver com a forma do que propriamente com o conteúdo, numa estética de alguma solidez clássica e aristotélica, sem grandes intervenções críticas sobre os problemas da nossa contemporaneidade ou, pelo menos, numa perspectiva que não permite o reflexo de outros sectores de pensamento, minoritários é certo, mas que não se enquadram nas ideologias, filosofias ou estéticas mais comuns e que dominaram o pensamento do século passado.

O texto alongou-se para além da minha intenção inicial. Em próximo post debruçar-me-ei sobre a forma como vivi os dois espectáculos a que faço referência.

terça-feira, junho 05, 2007

As Noites

Recordam a minha introdução ao post de 24 de Maio?
Vejam como o diz Casimiro de Brito.

  • As Noites

    As noites essas alimentam-se
    pela excessiva luz do dia
    Como se um raio de sol tivesse
    ficado esquecido
    na metálica planície
    do sul


Casimiro de Brito
Ode & Ceia
Algarve lugar onde (1964-1969)
Publicações Dom Quixote, Lisboa 1985